Instruções de Coleta

Para o Efilab é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte e a manipulação dos materiais a serem examinados obedeçam a determinadas regras. Antes da coleta de sangue, é importante conhecer, controlar e, se possível, evitar variáveis que possam interferir nos resultados dos exames laboratoriais.

As informações a seguir são essenciais ao paciente, principalmente se forem transmitidas pelo profissional médico de sua confiança. Elas podem evitar que o paciente tenha que voltar outro dia para coleta dos exames ou omita informações importantes como o tempo de jejum, essencial em alguns exames e que, em alguns casos, podem levar a interpretações clínicas errôneas.

Uma vez orientado por seu médico o paciente ficará mais seguro dos cuidados que antecipam a coleta do exame, auxiliando o laboratório de análises clínicas na qualidade dos serviços prestados.

Existem alguns fatores (alguns são conhecidos e outros não) presentes no sangue e/ou outros materiais que podem interferir nos resultados dos exames. Quando acontecer com seu exame a Equipe Efilab vai entrar em contato, para solicitar uma nova coleta, assim o exame será refeito, conferindo maior qualidade e sem qualquer despesa.

No Efilab você pode fazer seus exames no horário que preferir. Para isso basta seguir algumas instruções básicas:

Sangue

As amostras de sangue são geralmente colhidas pela manhã, após jejum de 10 a 14 horas ou conforme orientação do laboratório. Nem todos os exames dependem de jejum. Para o hemograma, por exemplo, não há necessidade. Já glicemia e triglicerídeos exigem várias horas sem comer.

Quando o jejum específico para cada exame não é respeitado, pode haver interferência em muitos analitos. A curto prazo, duas a quatro horas após o consumo, o etanol provoca queda dos níveis de glicose, por exemplo.

Alguns medicamentos interferem nos exames laboratoriais, portanto quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o laboratório.

Importante!

Água não quebra jejum, mas convém tomá-la com moderação.

Colesterol Frações e Triglicerideos

Para um bom resultado deste exame alguns itens devem ser seguidos:

  • Estar, pelo menos, com 5 dias de dieta alimentar habitual, e na véspera do exame, jantar normalmente;
  • Não ingerir bebida alcoólica 72 horas antes do exame;
  • Manter atividade física normal;
  • Jejum obrigatório de no mínimo 12 horas e no máximo de 14 horas;
  • Para crianças esse valores são diferentes, consultar o laboratório.

Cortisol

A coleta deve ser feita até duas horas após o horário habitual de o cliente acordar, de preferência antes das 8:30 horas da manhã. É necessário informar os medicamentos em uso dos últimos 30 dias, em especial os glicocorticóides.

Glicemia

Para a coleta deste exame recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas. Para pacientes em tratamento do diabetes, realizar a coleta antes da administração do medicamento.


PSA

É necessário que o paciente siga as orientações do laboratório:

  • Jejum de 3 horas;
  • Pausa sexual por 2 dias antes de realizar o exame;
  • Não andar de bicicleta ou praticar equitação nos 2 dias que antecedem o exame;
  • Após ser submetido a alguns exames o paciente tem que aguardar um prazo maior para fazer a coleta de sangue. Por exemplo, após biópsia de próstata deve aguardar 30 dias.

OBSERVAÇÃO: no caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário.


Cuidados na Coleta de Sangue

Na maioria das vezes, a coleta é realizada de forma rápida, onde há a retirada de uma quantidade de sangue suficiente para os exames solicitados. Em pessoas com coagulação normal, bastam alguns minutos para estancar o sangue. Evite dobrar o braço até o final do procedimento. Raramente, após a coleta podem surgir algumas reações indesejáveis que o laboratório não pode prever ou evitar completamente. A ocorrência mais comum é a formação de hematomas. Mesmo que a coleta tenha ocorrido com todo cuidado, pode aparecer o hematoma e eventualmente um inchaço no local que desaparece em alguns dias.